https://www.facebook.com/festivalsolarlisboa/
https://www.facebook.com/festivalsolarlisboa/
https://www.instagram.com/festivalsolarlisboa/

LISBOA CASA SOLAR

Na Lisboa Casa Solar deixamos que o sol nos sirva de muitas maneiras. Vai ver que vai querer ficar cá para sempre 😊

 

A Lisboa Casa Solar produz a sua própria energia – é uma casa (quase) balanço nulo!

A Lisboa Casa Solar produz – ou próximo disso – toda a energia que nela é consumida. Diz-se por isso que é de balanço quase nulo. O sol dá à Lisboa Casa Solar a eletricidade que precisa para todos os usos quotidianos – da confeção de refeições ao lazer, dos cuidados pessoais aos pequenos prazeres!

A Lisboa Casa Solar está equipada com um sistema solar fotovoltaico da EDP Comercial, para produção da sua eletricidade solar. A eletricidade que o sol produz, através dos módulos fotovoltaicos, é consumida quando dela precisamos e armazenada numa bateria quando nada acontece. E se o sol estiver teimoso e não chegar, compramos o pouco que faltar!

O sistema solar fotovoltaico tem um parceiro no telhado – o sistema solar térmico da BAXI que nos dá água quente todos os dias. O sol trabalha cooperativamente – no aquecimento direto da água e no reforço elétrico da resistência. É versátil!

 

A Lisboa Casa Solar traz-lhe conforto térmico de uma forma passiva!

A Tree House by Jular, pelas suas características de isolamento térmico, ventilação, fenestração, é confortável na maior parte do ano, sem que tenha que usar sistemas de aquecimento e arrefecimento. Tirando partido de estratégias de iluminação e ventilação natural, de isolamento térmico à base de fibras de madeira, de uma fachada dupla ventilada e de envidraçados de alto desempenho, a Tree House by Jular reduz ao mínimo o que tem de gastar – de energia e de dinheiro!

 

A Lisboa Casa Solar traz-lhe conforto térmico de uma forma activa!

As alterações climáticas estão aí, sabemos. E sabemos também que teremos cada vez mais dias muito frios; e cada vez mais dias muito quentes. As condições térmicas extremas são um desafio para o comportamento passivo de um edifício – e a Lisboa Casa Solar não é exceção.

Para manter condições de conforto na Lisboa Casa Solar em condições extremas, usamos uma bomba de calor da BAXI – uma das formas possíveis de se manter confortável de modo altamente eficiente e acessível, privilegiando a economia familiar. Na Lisboa Casa Solar poderá ver como funciona, numa viagem pela realidade aumentada.

 

A Lisboa Casa Solar traz-lhe outros confortos!

As estratégias passivas de aproveitamento do sol dão-nos conforto térmico mas também conforto visual e acústico. Quando a noite cai, a iluminação LED proporciona-lhe um ambiente calmo e intimista. O conforto experiencial e sensorial da Lisboa Casa Solar é masterizado pela decoração da Boa Safra.

Acrescentamos a isto o conforto de ter vegetais produzidos na sua casa. A Groho traz-nos um sistema doméstico de hidroponia, o sol dá uma ajudinha!

Quando o sol raia, o candeeiro inteligente OMNIFLOW trazido pela Siemens desliga-se e vai descansar. Durante o dia poderá saber tudo sobre ele em mais uma viagem pela realidade aumentada.

E é tempo de ir trabalhar – ou até passear! – a Gira é a bicicleta partilhada que não vai querer deixar de usar. A EMEL traz à Lisboa Casa Solar um dos modos sustentáveis que estão a transformar a maneira como nos movemos na cidade. E para ter a certeza que pedala com saúde, a QART oferece-lhe informação sobre o ar que respira. Escolha um caminho com bom ar!

Ah, e antes de sair, não se esqueça de deixar as pilhas gastas no Electrão, a rede da Amb3E, e os resíduos separados nos contentores inteligentes da CML, que lhe dizem quanto acabou de deitar. Reciclar reciclar, também faz parte da estratégia solar!